Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Estatísticas Experimentais
Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral
Estatísticas Experimentais
Sobre - 2023: Indicadores básicos
A Pesquisa de Inovação Semestral - Pintec Semestral, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, objetiva a produção de uma nova geração de indicadores sobre a propensão à inovação do setor industrial brasileiro, no âmbito das empresas com 100 ou mais pessoas ocupadas. Seus resultados decorrem da aplicação de dois questionários distintos, tendo como período de referência o ano anterior ao da coleta. O questionário utilizado no primeiro semestre é flexível, a depender do foco contemplado na respectiva edição da pesquisa, e investiga temas e/ou questões rotativas. O questionário empregado no segundo semestre, por sua vez, é fixo e se destina, sobretudo, à consolidação de informações básicas sobre a inovação nas empresas selecionadas.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE traz a público os mais recentes indicadores básicos da Pintec Semestral, os quais, apresentados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, abarcam a consolidação das seguintes estatísticas referentes a 2023: aspectos da conduta inovativa das empresas investigadas; dificuldades e obstáculos à inovação; arranjos cooperativos estabelecidos; realização e montante de dispêndios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); evolução e expectativas sobre realização de atividades e dispêndios em P&D pelas empresas; e apoio público à inovação. Os indicadores temáticos também referentes a 2023, cumpre destacar, já estão disponibilizados no portal do IBGE.
Por se tratar de uma pesquisa totalmente nova, implementada a partir de 2021, as suas estatísticas são experimentais, isto é, estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia.
A publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre o levantamento, anexo com os coeficientes de variação estimados para as variáveis, bem como um glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.
Estatísticas Experimentais
Tabelas - 2023: Indicadores básicos
Tabelas
Estatísticas Experimentais
Publicações - 2023: Indicadores básicos
O que é
Fornece informações para a construção de indicadores setoriais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 100 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação.
A Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral, fruto de parceria estabelecida com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, teve início em 2021 e possui estreitas relações temática e conceitual com a Pesquisa de Inovação - PINTEC, levantamento trienal, iniciado em 2000, que já conta com sete edições publicadas pelo IBGE, com metodologia e estatísticas consolidadas.
O objetivo da PINTEC Semestral não é substituir, mas, sim, complementar a tradicional Pesquisa de Inovação da qual se deriva, tanto pela introdução de novos indicadores quanto pela atualização de outros, já produzidos, porém de forma mais tempestiva. Para tal, são aplicados, semestralmente, dois questionários distintos para a coleta das informações nas empresas selecionadas, tendo como período de referência o ano anterior ao da coleta. O questionário utilizado no primeiro semestre é flexível, a depender do foco contemplado na respectiva edição da pesquisa, e investiga temas e/ou questões rotativas. O questionário empregado no segundo semestre é fixo e se destina, sobretudo, à consolidação de informações básicas sobre a inovação nas empresas, por meio das seguintes variáveis: incidência das inovações de produto e/ou processo de negócios; realização e expectativas acerca dos dispêndios em atividades internas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); cooperação para inovação; e problemas e obstáculos à inovação.
A periodicidade da pesquisa é semestral, tendo como período de referência o ano anterior ao da coleta: os resultados do questionário referente ao primeiro semestre são divulgados em um volume de indicadores temáticos, enquanto os correspondentes ao segundo semestre, em um volume de indicadores básicos. Sua abrangência geográfica é nacional.
Downloads
Informações técnicas
Notas explicativas
- Nota técnica 01/2024 (jul./2024): Dispêndios em P&D interno em relação à Receita Líquida de Vendas
- Nota técnica 01/2022 (nov./2022): Esclarecimentos sobre a nova Pesquisa de Inovação nas Empresas
Notícias e Releases
Em 2023, taxa de inovação da Indústria cai pelo segundo ano consecutivo
Em 2023, a taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas no Brasil foi de...
20/03/2025
Em 2023, 89,1% das médias e grandes indústrias implementaram iniciativas ou práticas ambientais
Em 2023, 89,1% (8.758) das 9.827 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas realizaram pelo...
18/09/2024
Em 2022, indústrias com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram 0,65% da receita liquida em P&D
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta segunda-feira (22) um indicador...
22/07/2024
Empresas industriais de médio e grande porte investiram R$ 36,9 bilhões em P&D em 2022
Em 2022, as empresas industriais inovadoras com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram R$ 36,9 bilhões...
20/03/2024
84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizaram tecnologia digital avançada
Em 2022, 84,9% (8.134) das 9.586 empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas utilizaram pelo...
28/09/2023
Mais de 70% das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas inovaram em 2021
Em 2021, a taxa de inovação no Brasil foi de 70,5%, percentual relativo às empresas industriais com 100...
15/12/2022
Erramos
Substituição da Publicação da Pesquisa de Inovação Semestral 2023: Indicadores temáticos
Data de publicação: 19/09/2024
Descrição:
Correção dos erros verificados nas notas técnicas da Pesquisa de Inovação Semestral 2023: Indicadores temáticos. O erro no subitem do âmbito temporal da pesquisa, onde aparece o ano de 2022, enquanto o correto é o ano de 2023.
Ações: A publicação foi alterada e substituída no portal do IBGE.

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.