Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Acessibilidade Geográfica | 2018
O que é
A vastidão do território nacional permite uma complexa distribuição espacial das sedes municipais onde é observado desde grandes concentrações urbanas à municípios nos quais o acesso se dá por vias fluviais ou aéreas.
A localização ou acessibilidade das cidades reflete diretamente no modo de vida e na configuração do espaço, representando uma dimensão estruturante a ser considerada na gestão dos territórios nacionais. Nesse sentido, abordagens de classificação territorial que consideram a localização são encontradas nas tipologias recentes divulgadas por órgãos estatísticos de organizações internacionais tais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e União Europeia (UE), sendo essas abordagens de grande influência nas classificações oficiais em diversos países. A principal referência metodológica para a produção da Acessibilidade Geográfica brasileira foi o Australian Statistical Geography Standard (ASGS) Remoteness Structure divulgado pelo Australian Bureau of Statistics, que considera grandes extensões territoriais e uma diversidade de condições de acessibilidade, semelhante ao que se apresenta no território brasileiro.
Ao propor o Índice de Acessibilidade Geográfica, o IBGE vem contribuir para o melhor entendimento da acessibilidade das sedes municipais brasileiras em relação aos municípios mais importantes em suas regiões. Os municípios brasileiros foram classificados de acordo com as distâncias (rodoviárias e hidroviárias) entre suas respectivas sedes e as três maiores hierarquias do Regiões de Influência das Cidades 2007.
Os resultados apresentados são derivados da publicação Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos com adaptações como a localização dos aeroportos e a redução das categorias conforme solicitado pelo Senado Federal.
Objetivo
A finalidade principal é a produção de índice objetivo, e com metodologia pública, que possa classificar o território nacional em áreas acessíveis, muito acessíveis, remotas e muito remotas.
Informações técnicas
Nota técnica
Resoluções e legislação
Referências Jurídicas/Administrativas
- Item nº 7, folha 22, do Ofício do Senado Federal nº12/2017 de 01/02/2017;
- Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo nº 8/2016 – Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional.
Acesso ao produto - 2018
Saiba mais - 2018
Downloads
Notícias e Releases
IBGE divulga o rendimento domiciliar per capita e o Coeficiente de Desequilíbrio Regional de 2023
O IBGE divulga hoje os valores de rendimento nominal mensal domiciliar per capita (RDPC) e os Coeficientes...
29/05/2024
Perguntas frequentes
O que é o Índice de Acessibilidade Geográfica?
O Índice de Acessibilidade Geográfica é uma forma de medir o acesso de uma localidade, no caso os municípios, aos centros com maiores ofertas de bens e serviços. O acesso aos bens e serviços é medido usando a acessibilidade por estrada aos centros de maior hierarquia urbana.