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PSPP - Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção | 2009

Sobre - 2009

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção, realizada pelo IBGE, em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP, teve por objetivos conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas do setor com 10 ou mais pessoas ocupadas, abarcando as seguintes atividades: agências de publicidade; agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; atividades de publicidade não especificadas; atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e atividades esportivas não especificadas. Estruturada de modo a relacionar a receita bruta das empresas com os serviços vendidos ao mercado de anunciantes, a pesquisa permite entender como esses dois segmentos contribuem, em valores relativos, para o desenvolvimento do setor como um todo, bem como a importância das atividades mencionadas para o negócio.

Além de mensurar os principais produtos de serviços de publicidade e promoção e apresentar um quadro atualizado da potencialidade do mercado pela ótica da oferta, a pesquisa traz relevantes contribuições para o conhecimento desses produtos, contribuindo, ainda, para a construção de uma Classificação Nacional de Produtos para o setor de serviços, em desenvolvimento no IBGE.

Principais resultados - 2009

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Conceitos e métodos - 2009

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A pesquisa tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificadas como Agências de publicidade, Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação, Atividades de publicidade não especificadas, Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos, Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares e Atividades esportivas não especificadas, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE.

Metodologia

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:

1. Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE e ter 10 ou mais Pessoas Ocupadas em 31-12-2008.
2. Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas econômicas setoriais
Principais variáveis
Receita bruta de serviços;
Campanhas de Governo ou de empresas estatais, inclusive campanhas institucionais e de produtos;
Campanhas do setor privado;
Campanhas políticas;
Comissão, fee e/ou bonificação de serviços contratados de terceiros;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre a prestação de serviço de merchandising em de TV e rádio;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre veiculação de publicidade, inclusive corretagem de anúncios;
Compra e revenda de espaço publicitário ou de tempo publicitário;
Criação de estandes e expositores (displays) publicitários;
Distribuição ou entrega de material promocional/serviços de fullfilment (panfletagem, entregas de brindes, etc.);
Mídia exterior/equipamentos urbanos (busdoor, painéis eletrônicos, empenas de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos (feiras, congressos e exposições comerciais e profissionais) - exclusive culturais e esportivos;
Organização, produção e promoção de eventos culturais (shows, exposições de arte, espetáculos circenses, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos esportivos (campeonatos esportivos e exibições);
Produção de áudio publicitário;
Projetos de interatividade e redes sociais (comunicação digital);
Promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto;
Relações públicas/assessoria de imprensa;
Serviços de marketing direto, mala direta e contato pessoal;
Serviços de planejamento e/ou criação de campanhas de propaganda e comunicação integrada;
Serviços de produção próprios;
Serviços de telemarketing

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2009 a 31/12/2009
Data de início da coleta
01/09/2010
Data do fim da coleta
30/11/2010

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Brasil

Instrumentos de coleta

Histórico

A investigação de produtos de serviços de publicidade já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, para os anos 2004 e 2005, realizada através do Suplemento de Serviços de Publicidade, que integrava a Pesquisa Anual de Serviços - PAS.

Embora com alguma semelhança em relação ao suplemento citado, a PSPP contém um conjunto maior de informações, teve o seu âmbito ampliado para incluir os serviços de promoção e foi realizada de forma independente da PAS.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/SE

O que é

Investiga informações sobre os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção no País, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a prestação de serviços não financeiros associados à publicidade e promoção.

A primeira edição da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP foi realizada em 2009, em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP. A Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 foi tomada como base para a seleção das agências com 10 ou mais pessoas ocupadas, delimitando-se o âmbito das atividades econômicas que compõem o segmento de serviços de publicidade e promoção nas seguintes classes: 7311-4 - Agências de publicidade; 7312-2 - Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação; 7319-0 - Atividades de publicidade não especificadas; 8230-0 - Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos; 9001-9 - Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares; e 9319-1 - Atividades esportivas não especificadas.

Em sua edição de 2009, a pesquisa efetuou o levantamento de variáveis que englobam os seguintes aspectos: principais produtos e serviços ofertados pelas empresas, com destaque para as agências de publicidade; tipos de campanhas publicitárias; e principais segmentos da economia atendidos por tais agências.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil.

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Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de sua publicação de resultados.