Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Concurso Público Nacional Unificado - 2024

O IBGE parabeniza os aprovados para as 890 vagas de provimento efetivo oferecidas no Concurso Público Nacional Unificado! Confira o resultado aqui.

1ª Convocação

Em maio/2025, o IBGE realizou a 1ª convocação para provimento das vagas imediatas oferecidas no CPNU e, em junho, a PORTARIA Nº 645, DE 5 DE JUNHO DE 2025 nomeou 760 candidatos. Os novos servidores entraram em exercício nas Unidades do IBGE ao longo do mês de julho.

Próximos passos

Atualmente, as dúvidas mais recorrentes sobre o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) têm se concentrado nos seguintes temas: 

  • Vagas não preenchidas após a posse e o início do exercício dos candidatos nomeados; 
  • Lista do cadastro de reserva; 
  • Possibilidade de convocação do cadastro de reserva para preenchimento das vagas originalmente previstas no concurso. 

Diante disso, esclarecemos que o número de vagas não preenchidas foi informado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em 31/07.

Considerando a organização específica do CPNU, informamos que o IBGE não tem acesso à lista do cadastro de reserva. Isso ocorre porque a distribuição de vagas entre os candidatos está condicionada à sistemática de preferências estabelecida nos editais do concurso. Assim, cabe ao MGI processar a lista de candidatos passíveis de convocação para cada cargo, tanto no IBGE quanto nos demais órgãos e entidades da administração pública federal. 

Esse processamento levará em conta o número de vagas remanescentes em todos os órgãos, uma vez que a convocação de um candidato para determinado cargo pode desencadear um efeito cascata sobre outras nomeações. Até o momento, o MGI não divulgou datas para essa etapa. 

Dessa forma, sob orientação do MGI, a eventual convocação de novos candidatos para as vagas iniciais ainda não preenchidas dependerá do processamento da lista de cadastro de reserva pelo referido Ministério. Assim, o IBGE deve aguardar o andamento do processo conforme a sistemática definida para o concurso. 

As atualizações serão divulgadas nos canais oficiais do IBGE quando o MGI fornecer previsões sobre os próximos passos.