Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
No Maranhão, IBGE integra atividades do Programa Escola da Terra do Ministério da Educação
A Superintendência Estadual do IBGE no Maranhão (SES/MA), representada pelo analista e assessor técnico especializado, João Ricardo Silva, participou do I Encontro de Formação do Programa Escola da Terra, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2023, no município de Cantanhede, localizado a 167 km da capital. Como parte da programação, o analista ministrou a palestra “Pesquisas, banco de dados e conteúdos educativos do IBGE para educação do campo e quilombolas”, que aconteceu no Centro de Ensino Getúlio Vargas.
No Maranhão, o programa é desenvolvido pela UFMA e atua na formação continuada de professores e demais agentes pedagógicos, que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas. Pensando nisso, a palestra ministrada pelo IBGE focou em explanar o trabalho do instituto enquanto produtor de dados estatísticos e geocientíficos. “Propomos estruturar um conteúdo que agregasse valor para a formação do público-alvo. Logo, apresentamos as informações produzidas por nós que são fundamentais para a prática pedagógica, como o IBGE Cidades, Países, Portal de Mapas, BDIA e Sidra, e o IBGE Educa”, pontuou João Ricardo.
Além do IBGE, outros órgãos participaram do evento, como o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), totalizando 10 palestrantes e 136 professores atuantes nas escolas de campo pertencentes à rede municipal de ensino. Na ocasião, o prefeito de Cantanhede, José Martinho dos Santos Barros, e o secretário de Educação Municipal, Emerson Marques Costa, participaram também das atividades.
Escola da Terra
O programa faz parte das ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação para a formação continuada de professores em serviço em escolas do campo. Todas as atividades formativas são realizadas por universidades públicas, mediante adesão. Em 2013, o MEC selecionou sete universidades federais para participar de um projeto-piloto da Escola da Terra, em quatro das cinco regiões do país: Amazonas (Ufam), Bahia (UFBA), Pará (UFPA), Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Sul (UFRGS), Minas Gerais (UFMG) e Maranhão (UFMA).
No dia 28 de dezembro, a SES/MA integrou outra ação do Escola da Terra, em São Luís, com a ministração da mesma palestra feita pelo analista, Dr. João Ricardo. Desta vez, o evento aconteceu no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, com a presença de professores dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar e Cachoeira Grande. Atualmente, as atividades executadas no Maranhão estão sob a coordenação do professor Dr. Antônio Evaldo Almeida Barros (UFMA).