Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
SES/MA inicia capacitação com servidores do IEMA
A Superintendência Estadual do IBGE no Maranhão (SES/MA), por meio da Seção de Disseminação de Informações (SDI), em parceria com o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) iniciou, na última terça-feira (09), as capacitações técnicas previstas para 2024. Durante a programação do primeiro encontro, que aconteceu nas instalações do IEMA Pleno Dr. João Bacelar Portela em São Luís, os coordenadores e gestores presentes conheceram a história do IBGE e suas atividades executadas no Brasil e no Maranhão, mediante navegação guiada pelo site institucional e Sidra.
O tecnologista em informações geográficas e estatísticas do IBGE/MA, José Reinaldo Ribeiro, iniciou a capacitação apresentando o histórico do instituto e suas principais atividades a nível nacional e regional. Em seguida, os participantes exploraram os bancos de dados e outras ferramentas digitais com o objetivo de conhecerem o passo a passo para obter os dados sobre as pesquisas conjunturais e estruturais. “Neste primeiro encontro, o foco foi apresentar os trabalhos realizados pela nossa instituição, tanto no campo das Estatísticas/Pesquisas quanto no campo das Geociências”, destacou o tecnologista.
Para o assessor técnico de planejamento do IEMA, Márcio Lopes, a capacitação é fundamental para subsidiar os trabalhos e avaliações planejados, estrategicamente, no decorrer do ano. “As pesquisas oriundas do IBGE possuem dados essenciais para a composição, por exemplo, do nosso quadro de cursos. Por meio das pesquisas que exploram o mercado de trabalho, alimentamos melhor nossa estrutura técnica e, consequentemente, acertamos na definição de cada curso em suas respectivas unidades”, afirmou Lopes.
Além da parte prática, todo o conteúdo apresentado, como os metadados, micro dados, Cidades@, IBGEeduca, biblioteca e demais materiais e ferramentas disponibilizados pelo IBGE, foi planejado de modo a atender às principais dúvidas dos participantes. “Ter acesso a esses dados possibilita compreendermos também a situação econômica de cada munícipio, o que viabiliza a implantação de novas unidades”, frisou o coordenador de pesquisa e inovação do IEMA, Alexandre Costa.
Outro ponto enfatizado pelo coordenador é que os dados gerados pelo IBGE auxiliam na elaboração de projetos de pesquisas. “Os dados solidificam nossos projetos que são submetidos nas agências de fomento. Recentemente, com base nos dados obtidos no Sidra, tivemos um projeto aprovado na área da Cultura voltado para as questões étnico-raciais”, mencionou Alexandre.
Na abertura da capacitação, foram entregues materiais didáticos para a gestora geral do IEMA Pleno, Nárcia Noleto, e para o diretor pedagógico do IEMA, Celso Rodrigues.
Parceria
A parceria com o IEMA foi firmada em reunião realizada no mês de outubro de 2023, na sede da SES/MA, visando a capacitação do corpo técnico, dos professores e estudantes por meio do IBGEeduca e de suas ferramentas de dados.
Para 2024, há perspectiva de levar a capacitação para maior número de técnicos e docentes dos diversos Campus do IEMA localizados no interior do Estado. De acordo o tecnologista do IBGE/MA, “o espaço escolar é um espaço por excelência de atuação do IBGE”.
No Maranhão, o IEMA atua em diferentes munícipios com intuito de levar educação profissional, científica e tecnológica. Atualmente, são 34 IEMAS Plenos que ofertam Ensino Médio Técnico em Tempo Integral, 02 IEMAS bilíngues de Ensino Fundamental (uma em São Luís e outra na cidade de Santa Inês) e 26 IEMAS vocacionais para oferta de cursos FIC, profissionalizantes.