Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Comunicados

IBGE realiza Pesquisa de Máquinas e Equipamentos referente ao Programa de Comparação Internacional


O IBGE está iniciando em setembro a coleta dos dados da Pesquisa de Máquinas e Equipamentos da atual rodada do Programa de Comparação Internacional (PCI). O principal objetivo da pesquisa é calcular as Paridades do Poder de Compra (PPC). As PPCs são uma métrica utilizada para fornecer medidas comparáveis, entre países, de preços e volume do Produto Interno Bruto (PIB) e são estimadas por meio da coleta de preços de uma cesta comum de bens e serviços, além de informações de dispêndio dos diferentes agregados de gasto do PIB.
As estatísticas do programa têm diversas aplicações e são essenciais para a comparação do PIB dos países em termos reais. Ao contrário das taxas de câmbio, as PPCs têm a propriedade de eliminar, ou ao menos amortizar, as diferenças de níveis de preços. Através delas, é possível expressar a riqueza dos países em uma mesma moeda e em um mesmo nível de preços. Portanto, o resultado do programa é utilizado para pesquisas e análises por uma ampla variedade de usuários, como organismos internacionais, agências governamentais, universidades e pesquisadores de instituições privadas.
O PCI é uma iniciativa estatística global coordenada pelo Banco Mundial e pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas. A pesquisa de Máquinas e Equipamentos é uma das pesquisas especiais do programa e para a sua realização é necessária a coleta de preços, praticados para finalidade comercial ou industrial, de um catálogo de máquinas e equipamentos com especificações rígidas, de forma a garantir a comparabilidade dos resultados auferidos entre os países participantes do programa.
Essa coleta será feita por contato telefônico e por e-mail junto a empresas fabricantes ou fornecedoras de máquinas e equipamentos. Além das especificações técnicas dos produtos, as principais variáveis solicitadas são o preço unitário básico, custo de entrega, eventuais custos de instalação e os impostos indiretos não dedutíveis.


Diretoria de Pesquisas
16 de setembro de 2024



Voltar para os comunicados