Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Comunicados
IBGE divulgará, em 6 de outubro, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais 2022
O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 6 de outubro, como Estatísticas Experimentais, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Teletrabalho e trabalho por meio de plataformas digitais 2022. Os dados, abordados pela primeira vez nessa pesquisa, referem-se ao trabalho principal das pessoas ocupadas no quarto trimestre de 2022 e permitirão traçar o perfil sociodemográfico dos trabalhadores plataformizados e as características relativas ao seu trabalho, evidenciando as diferenças frente aos demais ocupados. Será também possível compreender o papel das plataformas digitais em relação a aspectos relevantes desse trabalho, evidenciando a dependência dos trabalhadores plataformizados quanto ao valor a ser recebido pelo trabalho realizado, aos prazos para cumprimento de tarefas e à escolha de clientes, além da influência das plataformas na determinação da jornada de trabalho.
Em relação ao teletrabalho, modalidade de trabalho intensificada com a pandemia de COVID19, foi possível observar o perfil socioeconômico diferenciado da população ocupada que realizou teletrabalho (também denominados de teletrabalhadores), com destaque para os grupamentos de atividade e grupamentos ocupacionais que mais adotam essa forma de trabalho.
Essas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação.
Observação: Esta divulgação foi adiada para 25 de outubro. Saiba mais aqui.
Diretoria de Pesquisas
25 de setembro de 2023
(atualizado em 2 de outubro de 2023)