Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Comunicados
IBGE divulgará, em 25 de agosto, como Estatísticas Experimentais, a Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil com Base na Pesquisa de Orçamentos Familiares
O IBGE divulgará, às 10 horas do dia 25 de agosto, como Estatísticas Experimentais, o estudo Evolução dos Indicadores não Monetários de Pobreza e Qualidade de Vida no Brasil com Base na Pesquisa de Orçamentos Familiares, que apresenta a evolução da pobreza e da vulnerabilidade no Brasil a partir de uma perspectiva multidimensional, tomando com base as informações das edições 2008-2009 e 2017-2018 da POF. Para tanto, três índices são apresentados: Índice de Pobreza Multidimensional Não Monetário, Índice de Vulnerabilidade Multidimensional Não Monetário e Índice de Pobreza Multidimensional Não Monetário com Componente Relativo.
Os índices são calculados a partir das perdas individuais de qualidade de vida, considerando um amplo conjunto de indicadores não monetários que estão distribuídos em seis dimensões: Moradia; Acesso aos serviços de utilidade pública; Saúde e alimentação; Educação; Acesso aos serviços financeiros e padrão de vida; e Transporte e lazer. As evoluções dos três índices são apresentadas por recortes geográficos e por características das famílias.
Essas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação.
Diretoria de Pesquisas
24 de julho de 2023