Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Em reunião, Secretaria de Educação de Roraima garante apoio logístico, sensibilização de diretores e divulgação para a PeNSE no estado
A 5ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) foi tema de reunião na última quinta-feira, dia 11, na sede da Secretaria de Estado de Educação e Desporto de Roraima (SEED).
No encontro, representantes do IBGE apresentaram a PeNSE, pesquisa cujo foco é investigar fatores de risco e de proteção à saúde dos adolescentes, no sentido de orientar ações e políticas públicas voltadas a esse público.
A última edição da pesquisa foi realizada em 2019. "Essa nova edição da PeNSE vai possibilitar, por exemplo, comparar a realidade dos adolescentes antes e depois da pandemia da Covid-19", observou Nagib Lima, coordenador da pesquisa pela Superintendência Estadual do IBGE em Roraima.
No estado roraimense, a 5ª edição da PeNSE será realizada com estudantes de 197 turmas do 7° ao 9° ano do ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio de 90 escolas públicas e particulares, das quais 29 são escolas indígenas.
Secretário adjunto da SEED, Semaias Alexandre se comprometeu a realizar reuniões com todos os diretores das escolas indígenas, escolas do interior e diretores da capital para divulgar e sensibilizar sobre a importância da pesquisa.
Houve também garantia da SEED de apoio logístico para acessar escolas mais distantes, como as localizadas no Baixo Rio Branco. "Vamos fazer o que tiver ao nosso alcance para que a pesquisa em Roraima seja um sucesso", disse o secretário.
Participaram do encontro pelo IBGE, além de Nagib Lima, o coordenador de Disseminação de Informações, Liezer Pino, e a analista Joana Darc.
Lideranças indígenas também garantem apoio
Além do encontro na SEED, os representantes do IBGE se reuniram também com todos os coordenadores regionais de áreas indígenas.
"Esses coordenadores vão ajudar na mobilização dos diretores das escolas indígenas e também no planejamento de acesso a essas escolas, considerando as áreas de difícil acesso em Roraima", disse Nagib Lima.
Segundo Nagib, os coordenadores regionais vão ainda sensibilizar os tuxauas - liderança política dos povos indígenas - sobre a importância da PeNSE e acompanhar a pesquisa nas escolas indígenas.
A PeNSE é realizada em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação e tem apoio das secretarias estaduais e municipais de Saúde e de Educação.