Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Unidades Geográficas de Confidencialidade do Censo Agropecuário | 2017
O que é
As Unidades Geográficas de Confidencialidade do Censo Agropecuário 2017 (UGCs-CA17) correspondem à menor porção contígua do território brasileiro onde se localizam pelo menos 10 estabelecimentos agropecuários. Em geral, podem abarcar até 25 estabelecimentos, ocorrendo algumas exceções, cujo número de estabelecimentos pode ser maior devido a características regionais e locais de onde se encontram.
As UGCs-CA17 constituem-se como uma nova unidade geográfica de garantia da confidencialidade, desenvolvida e mantida pelo IBGE com o objetivo de garantir o sigilo das informações individuais mediante operações de agregações diversas. Por meio das UGCs-CA17 a unidade mínima de agregação de dados deixa de ser o estabelecimento agropecuário e passa a ser uma unidade indivisível que agrupa, no mínimo, 10 estabelecimentos.
Sobre a publicação - 2017
O Relatório Metodológico das Unidades Geográficas de Confidencialidade do Censo Agropecuário 2017 (UGCs-CA17) traz uma proposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE para dirimir as dificuldades encontradas na disponibilização de dados para Recortes Geográficos Específicos. Estes, devido às suas características intrínsecas e as dificuldades de conciliação com os recortes geográficos convencionais de divulgação de resultados estatísticos, comumente põem em risco o sigilo dos informantes, o que na prática acaba por inviabilizar a disponibilização de dados para este tipo de recorte.
O presente trabalho expande o debate sobre tais questões, abordando como foram tratados os dados em relação à confidencialidade no Censo Agropecuário 2017, as dificuldades que ainda permaneceram para disponibilizar dados em alguns recortes e como as Unidades Geográficas de Confidencialidade (UGCs-CA17), criadas para o Censo Agropecuário 2017, contribuíram para a solução de tais problemas. Como exemplo para mostrar o potencial dessas UGCs-CA7, foram produzidas estatísticas para o recorte geográfico de Faixa de Fronteira, demanda que, dentre algumas outras, figurava como um desafio.
Acesso ao produto - 2017
Publicações
Base de Dados e Tabelas
- Tabela1 - Utilização das terras dos estabelecimentos agropecuários na Faixa de Fronteira do Brasil (versão 2018), conforme UGC-CA17 - Brasil, Grandes Regiões Geográficas e Unidades da Federação – 2017 (xlsx|ods)
- Tabela 2 - Classes de atividade econômica principal por número e área total dos estabelecimentos da Faixa de Fronteira do Brasil (versão 2018), conforme UGC-CA17 - Brasil, Grandes Regiões Geográficas e Unidades da Federação – 2017 (xlsx|ods)
- Tabela 3 - Valor da produção por tipo de produção (animal ou vegetal) nos estabelecimentos agropecuários da Faixa de Fronteira do Brasil (versão 2018), conforme UGC-CA17 - Brasil, Grandes Regiões Geográficas e Unidades da Federação (xlsx|ods)
Publicações - 2017
UGCs do Censo Agropecuário 2017
Tipo de material: Livro
Ano: 2024
Saiba mais - 2017
Notícias e Releases
IBGE divulga estudo de Unidades Geográficas de Confidencialidade dos dados do Censo Agropecuário 2017
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje (10/10) um estudo que propõe uma...
10/10/2024