Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil - Perfil MGB
O que é
Um perfil de metadados geoespaciais compreende um modelo estruturado para elaboração de metadados, baseado numa norma de referência, com a devida observância das regras de conformidade especificadas pela norma de referência, e elaborado para atender às necessidades de uma determinada comunidade produtora de informações geoespaciais.
Parcerias
Essa publicação resulta de um esforço conjunto entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG/EB).
Resoluções e legislação
O Art. 15 do Decreto-Lei 243/67 estabelece o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro (DSG/EB) como os órgãos responsáveis pela normatização técnica dos “trabalhos de natureza cartográfica realizados no território brasileiro”, no que diz respeito à cartografia terrestre. IBGE e DSG uniram esforços para elaborar a versão atualizada da norma brasileira de metadados geoespaciais (Perfil MGB versão 2.0), que incluem os metadados das cartas gerais do mapeamento sistemático terrestre brasileiro.
Sobre a publicação - 2020 - versão 2.0
O Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil - Perfil MGB visa estabelecer uma estrutura comum para a descrição da geoinformação produzida no País, mediante um vocabulário padronizado segundo as normas internacionais sobre o tema, mas adaptado para a realidade nacional, a partir das experiências alcançadas em mais de 10 anos de existência da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE.
Com o lançamento desta publicação, apresenta-se o Perfil MGB 2.0, em substituição à versão divulgada em 2009, como fruto de um esforço conjunto entre o IBGE e a Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro - DSG. Esta nova versão teve como principal objetivo a sua compatibilização com a norma internacional de referência mais recente, a ISO 19115-1:2014, da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization - ISO), decorrente da atualização da norma ISO 19115:2003 na qual se baseou o Perfil MGB 2009. Para tal, foram observados dois princípios norteadores: aderência total à norma atual, e aproveitamento do modelo do Perfil MGB 2009 como base para a seleção de pacotes, classes e elementos para o Perfil MGB 2.0, evitando-se, na medida do possível, a inclusão de novos elementos em relação à versão anterior, mas sem deixar de contemplar um conjunto suficiente de elementos capazes de descrever os dados geoespaciais e os recursos de geoinformação, em geral, produzidos no Brasil.
A publicação está estruturada em quatro capítulos. O primeiro capítulo reúne conhecimentos básicos para o entendimento do documento, incluindo termos e definições, noções de Unified Modeling Language - UML, e questões sobre a obrigatoriedade de alguns elementos de metadados. O segundo capítulo traz a estrutura para descrição dos elementos de metadados usando diagramas UML, uma abordagem proposta pela norma-base. O terceiro capítulo apresenta o dicionário de dados que complementa os diagramas UML descritos no segundo capítulo. O quarto capítulo, por fim, descreve as listas controladas deste Perfil que complementam os diagramas UML tratados no segundo capítulo, bem como o dicionário de dados contemplado no terceiro capítulo. Informações complementares, ao final da publicação, discorrem sobre os critérios que devem ser adotados para que um metadado elaborado com base neste Perfil seja considerado em conformidade com as normas de referência, oferecem esclarecimentos adicionais sobre o processo de atualização do Perfil para a nova base normativa, e fornecem alguns exemplos que ilustram a utilização do Perfil MGB 2.0 para descrição dos metadados de produtos já consolidados.
Espera-se que esta publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, contribua para que os produtores de geoinformação no Brasil possam dispor de um documento de referência condizente com o atual estado da arte na padronização de metadados geoespaciais.
Publicações - 2020 - versão 2.0
Saiba mais - 2020 - versão 2.0
Notícias e Releases
IBGE atualiza Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil
O IBGE lança hoje (19) a nova versão do Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB) <https://www.ibge.gov.br/geociencias/metodos-e-outros-documentos-de-referencia/normas/30717-perfil-de-metadados-geoespaciais-do-brasil.html?=&t=o-que-e>....
19/05/2021