Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
BDG - Banco de dados geodésicos
O que é
Conjunto de informações sobre as estações de referência, que constituem o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), implantadas desde 1939. Estas estações geodésicas são materializadas, em sua grande maioria, como monumentos de concreto que recebem uma chapa de metal no seu topo identificando a respectiva matrícula, o IBGE e o tipo de estação. As coordenadas, altitudes e/ou gravidade destas estações são determinadas por meio da aplicação de procedimentos e modelos geodésicos de alta precisão, compatíveis com as finalidades a que se destinam, e estão disponíveis através do Relatório de Estação Geodésica (REG) gerado pela aplicação.
O SGB é composto por:
Rede Altimétrica
Determinada através de estações do tipo Referência de Nível - RN
Rede Planialtimétrica
Determinada através dos seguintes tipos de estações:
Estação de Satélite – SAT, podendo ser classificado em GPS ou DOPPLER.
Estação de Poligonal – EP
Vértice de Triangulação – VT
Rede Gravimétrica
Determinada através de estações do tipo Gravimétrica - EG
Acesso ao produto - Banco de Dados Geodésicos
Publicações - Banco de Dados Geodésicos
Modelo hgeoHNOR2020 para conversão de altitudes geométricas em altitudes normais / IBGE, Coordenação de Geodésia
Tipo de material: Livro
Ano: 2023Modelo hgeoHNOR2020 para conversão de altitudes geométricas em altitudes normais / IBGE, Coordenação de Geodésia
Tipo de material: Livro
Ano: 2021
Saiba mais - Banco de Dados Geodésicos
Informações importantes
Recomendamos aos usuários que façam rotineiramente uma nova consulta ao BDG antes da realização de qualquer trabalho, visando manter-se em dia com as atualizações.
ANO 2011
Alteração das altitudes das Referências de Nível, em 15 de junho de 2011, oriundas do Ajustamento Altimétrico Simultâneo da Rede Altimétrica do SGB.
ANO 2010
Alteração das altitudes ortométricas, em 29 de junho de 2010, de todas as estações cujas coordenadas foram obtidas através de determinação a satélite, ou seja, estações GPS e DOPPLER, devido à compatibilização com o novo Modelo de Ondulação Geoidal - MAPGEO2010.
ANO 2006
Disponibilização em março de 2006, das coordenadas SIRGAS2000, época 2000.4, das estações das Redes Clássicas, VT - Triangulação e EP –Poligonação.
As coordenadas SIRGAS2000 das estações SAT - Doppler foram obtidas através dos parâmetros constantes na Resolução do Presidente do IBGE n° 1, de 25/02/2005 (R.PR 01/05). Foram estabelecidas aplicando-se o método de posicionamento por ponto, ou seja, estas coordenadas foram obtidas de forma completamente independente das Redes Clássicas (Triangulação e Poligonação) e GPS.
ANO 2005
Disponibilização em março de 2005 das coordenadas SIRGAS2000, época 2000.4,das estações GPS.
ANO 2004
Alteração em novembro de 2004 das altitudes ortométricas de todas as estações cujas coordenadas foram obtidas através de determinação a satélite, ou seja, estações GPS e DOPPLER, devido à compatibilização com o novo Modelo de Ondulação Geoidal - MAPGEO2004.
ANO 1996
Alteração em outubro de 1996, das coordenadas SAD69 de todas as estações de VT - Triangulação, EP - Poligonação e GPS existentes no BDG, oriundas doajustamento da Rede Planimétrica, concluído em setembro de 1996. Salientamos que as altitudes das estações de VT - Triangulação, EP - Poligonação não sofreram alterações uma vez que o ajustamento, no caso destas redes, foi apenas em latitude e longitude.
Notícias e Releases
IBGE operacionaliza seis novas estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo e publica as séries temporais de redes geodésicas
O IBGE coloca em operação seis novas estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) dos...
15/12/2023
IBGE disponibiliza cinco novas APIs para acesso a dados e serviços geodésicos
A partir de hoje (16), os usuários dos dados e serviços geodésicos oferecidos pelo IBGE têm acesso a...
16/12/2022