Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Estatísticas do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas | Estatísticas do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas: recomendações e iniciativas
Sobre a publicação - Estatísticas do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas: recomendações e iniciativas
A publicação Estatísticas do meio ambiente e de mudanças climáticas: recomendações e iniciativas, apresenta os principais marcos de referência internacionais sobre as estatísticas ambientais – incluindo aquelas relacionadas às mudanças climáticas – e sugere ações necessárias para a elaboração de um plano de trabalho sobre a referida agenda. Com base em uma análise preliminar da cobertura de dados e levando em conta os princípios das estatísticas oficiais, foi possível examinar a situação das estatísticas disponíveis e sugerir elementos para a criação de uma instância colegiada. Essa estrutura é fundamental para desenvolver uma agenda integradora que aborde as várias dimensões das estatísticas ambientais e de mudanças climáticas, promovendo a colaboração entre produtores e usuários de informação. O desafio de gerar informações mais aderentes à compreensão da problemática ambiental e de seus impactos está em desenhar estatísticas e indicadores viáveis, que possam ser apurados de forma sistemática e contínua para o monitoramento de políticas públicas. Organizada em três capítulos, a publicação, se insere nessa perspectiva ao estimular a discussão sobre estratégias de governança, sistematização e aperfeiçoamento desses dados no Brasil.
O primeiro capítulo apresenta os principais marcos de referência internacionais sobre como organizar esses dados, que constituem uma área multidimensional, complexa e transversal a diversas políticas públicas e, consequentemente, no processo de produção estatística. No contexto das estatísticas oficiais, o segundo capítulo apresenta os conceitos relacionados a padronização, interoperabilidade e metadados, essenciais para assegurar a adoção de padrões e mecanismos de conformidade a fim de fornecer informações estatísticas e geoespaciais de maneira integrada. O capítulo aborda, também, a complexidade da estrutura institucional relacionada às questões ambientais e de mudanças climáticas.
O terceiro capítulo contempla um levantamento preliminar, realizado a partir de duas ferramentas aprovadas pela Comissão de Estatísticas das Nações Unidas, que têm como referência o Marco para o Desenvolvimento de Estatísticas Ambientais - FDES, de 2013, e o Conjunto Global de Estatísticas e Indicadores sobre Mudanças Climáticas, de 2022.
Com base nessa avaliação preliminar, o IBGE convida outras instituições responsáveis pela produção de dados a unirem esforços para desenvolver um conjunto de estatísticas e indicadores voltados para o cenário nacional. Assim, outras áreas da produção estatística, como as contas econômicas ambientais, podem se beneficiar dessa colaboração.
Publicações - Estatísticas do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas: recomendações e iniciativas
Estatísticas do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas : recomendações e iniciativas / IBGE, Coordenação de Meio Ambiente
Tipo de material: Livro
Ano: 2024