Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.
Reserva Ecológica do IBGE
O que é
A Reserva Ecológica do IBGE – RECOR é uma área protegida de interesse científico sob a gestão do IBGE. Criada em 22 de dezembro de 1975, com um Programa de Pesquisas Ecológicas de Curta e de Longa Duração para o Bioma Cerrado e um Plano de Manejo inovadores para a época, a Reserva Ecológica do IBGE tornou-se referência na produção de informações ambientais motivada pela preocupação em fornecer subsídios ao planejamento territorial sustentável para o bioma Cerrado. Desde 1998, integra o grupo de elite das estações de pesquisas ecológicas de longa duração que compõem redes nacionais e continentais interligadas à rede ILTER (International Long Term Research Network).
Com 1.391,25ha e localizada no centro-sul do Distrito Federal a 26 km do centro administrativo de Brasília, a Reserva compõe o mosaico de áreas protegidas do Distrito Federal (APA Gama Cabeça de Veado (Decreto Distrital nº 9.471, de 21 de abril de 1986); APA do Planalto Central (Decreto s/nº da Presidência da República, de 10 de janeiro de 2002); Reserva da Biosfera do Cerrado (Programa “O Homem e a Biosfera” – MAB, UNESCO, 1971 – Lei Distrital nº 742, de 28 de julho de 1994). A área abriga grande heterogeneidade de ecossistemas e fornece proteção para as mais de 4.000 espécies já inventariadas (com destaque para 55 espécies ameaçadas de extinção e cerca de 91 espécies endêmicas do bioma Cerrado).
Ao completar quatro décadas de existência, a Reserva Ecológica do IBGE – RECOR - possui importante e representativa base de dados e de informação científica sobre o Cerrado, proveniente de estudos ecológicos através de amostragem ou experimentação, inventários padronizados da fauna e da flora, e estudos ambientais integrados sob perspectivas de vulnerabilidade e risco ecológico. Oferece aos pesquisadores laboratórios, alojamentos, restaurante, entre outras facilidades, e disponibiliza dados e informações básicas sobre a área, através das coleções científicas, da estação climatológica e de bases de dados georreferenciadas (SIG RECOR). Essa produção de conhecimento foi resultado do trabalho de servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e de instituições parceiras, nacionais e estrangeiras.
Sobre a publicação - Reserva Ecológica do IBGE – Vol. 2
Reserva Ecológica do IBGE: Compromisso com a biodiversidade, a ciência e a sociedade
A criação da Reserva Ecológica do IBGE - Recor, em 22 de dezembro de 1975, foi ato de pioneirismo e vanguarda. Motivado pela preocupação em fornecer subsídios científicos para o planejamento territorial sustentável da Região Centro-Oeste, incorporada, à época, como a mais nova fronteira agrícola nacional, e seguindo princípios emanados da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92, realizada no Rio de Janeiro), o IBGE transformou sua unidade de pesquisas geodésicas e topográficas, em Brasília, em área protegida, instituiu um programa de pesquisas ecológicas inédito para o Bioma Cerrado, implantou infraestrutura adequada, e estabeleceu parcerias com um grande contingente de pesquisadores nacionais e estrangeiros.
A história da Recor traz, portanto, a marca da inovação – traço comum à própria história institucional. Diretrizes estratégicas formuladas pela Direção do IBGE, respaldadas por subsídios dos Governos Federal e do Distrito Federal, bem como das comunidades científica e conservacionista, influenciaram sua criação, impulsionaram sua estruturação, e nortearam sua consolidação, visando torná-la uma área de referência na produção de informações geocientíficas (geodésicas, cartográficas, ecológicas, ambientais e geográficas), sob a governança e a gestão do órgão oficial de estatística do País.
Passados mais de 60 anos de gestão desse patrimônio institucional singular, 50 dos quais como área protegida de interesse científico, a Recor desfruta de amplo reconhecimento nos cenários local, nacional e global, por sua relevância e contribuições à Ciência, tanto na conservação da biodiversidade quanto no que respeita à disseminação de informações geocientíficas confiáveis para a sociedade.
A obra editorial Reserva Ecológica do IBGE é uma homenagem a essa jornada de conhecimento e conservação e à sua condução exitosa pelas Diretorias Executiva e de Geociências (lideranças estratégicas), pela Superintendência Estadual no Distrito Federal (liderança tática), e pela Gerência da Reserva Ecológica do IBGE (liderança operacional). Nessa direção bem-sucedida, contou-se, também, com o imprescindível apoio a extensa cooperação interinstitucionais, fatores esses que muito contribuíram para inserir a Recor em importantes redes nacionais e globais de produtores de informações geocientíficas e de conservação da biodiversidade.
O primeiro volume da obra, divulgado em 2011, apresentou uma síntese dos conhecimentos produzidos a Reserva Ecológica do IBGE sobre a biodiversidade terrestre da área e sua importância para o Bioma Cerrado. Este segundo, publicado no cinquentenário da Reserva, reafirma os compromissos institucionais com a biodiversidade, com a ciência e com a sociedade, os quais moldaram sua identidade organizacional e pautaram sua governança e gestão. O presente volume traz, ainda, um balanço independente, produzido por pesquisadores e gestores ambientais especialmente convidados para avaliar as contribuições dessa área para a sociedade e suas perspectivas futuras.
Publicações - Reserva Ecológica do IBGE – Vol. 2
Reserva Ecológica do IBGE / IBGE, Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais ; Mauro Lambert Ribeiro, organizador. -
Tipo de material: Livro
Ano: 2011
Saiba mais - Reserva Ecológica do IBGE – Vol. 2
Notícias e Releases
Reserva Ecológica do IBGE: um laboratório vivo no Cerrado
Pesquisadores do Instituto, em parceria com cientistas do Brasil e do mundo, usam a Reserva Ecológica...
05/09/2017
Reserva Ecológica do IBGE conta com Brigada Voluntária de incêndio
Basta o primeiro soar da sirene para um grupo de servidores da Reserva Ecológica do IBGE (Recor) parar,...
04/09/2017
Erramos
Erro de calendário na divulgação: Reserva Ecológica do IBGE: Compromisso com a Biodiversidade, a Ciência e a Sociedade
Data de publicação: 31/07/2025
Descrição:
Erro caracterizado pelo não cumprimento da data prevista de divulgação do produto, conforme calendário disponibilizado em dezembro de 2024. O produto foi adiado em função da necessidade de readequação de prazos durante as etapas internas de produção do mesmo. Dessa forma, a divulgação do produto "Reserva Ecológica do IBGE: Compromisso com a Biodiversidade, a Ciência e a Sociedade" foi transferida de outubro para dezembro de 2025.Ações: O calendário de divulgação foi alterado.