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PEAS - Non-Profit Private Social Assistance Entities in Brazil

About - 2014-2015 (Round 2 of the survey)

In order to access data on the private network of social assistance services in Brazil, the IBGE, in partnership with the Ministry of Social Development and Fight against Hunger, carried out the second edition of the Survey of Non-Profit Social Assistance Entities in two rounds. Round 1, with results relative to 2013 and released in 2014, was aimed at assessing and updating registries, mapping private entities in the area of Social Assistance and looking into a group of basic information. Round 2, whose results are presented in this publication, refers to the information collected in the period between 2014 and 2015, and encompasses a wider and more detailed statistics on the performance, structure and operation of those entities.

The results released herein include the profile and age bracket of the target public in the units surveyed; the form of access of users and of people who direct them to this service; existence of selection criteria for servicing; activities carried and objectives of the services; supply of social assistance and of feeding benefits; physical infrastructure of units; accessibility conditions; and  occupational profile of human resources, among other aspects.

The publication presents analytical chapters on a selection of topics and includes technical notes with methodological considerations on the survey, as well as a glossary with the relevant concepts to understand its results. The CD-ROM that comes enclosed with the publication reproduces the printed volume and presents tables with absolute figures that correspond to the proportions presented in the publication. All the tables result from data aggregations by ranges of population size of municipalities, based on the resident population estimates of July 1st 2013, according to the Major Regions and Federation Units in which they are located, and to the Metropolitan Areas.

The statistics now available provide a valuable contribution to government agencies and to institutions of the civil society, in order to better understand the profile, dimension and dynamics of Social Assistance in Brazil.

Tables - 2014-2015 (Round 2 of the survey)

Complete Tables

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Concepts and methods - 2014-2015 (Round 2 of the survey)

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Esta pesquisa traz como objetivo principal o conhecimento da estrutura e do funcionamento das instituições sem fins lucrativos de Assistência Social que atuam no Brasil, fornecendo aos órgãos gestores de políticas públicas informações detalhadas sobre a oferta destes serviços no país, visando a subsidiar a implantação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Tipo de operação estatística
Estudos sobre entidades sem fins lucrativos
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Entidades que prestam serviços de assistência social de caráter privado, a saber: as que possuem personalidade jurídica equiparada à de empresa privada ou congênere, não possuindo fins lucrativos, prestando atendimento de interesse público. Ressalta-se que estas Entidades foram constituídas considerando o estudo Fundações Privadas e Associações sem fins lucrativos - FASFIL 2002, realizado com base no Cadastro Central de Empresas, ambos desenvolvidos pelo IBGE, onde foram identificadas as empresas do grupo 05 - Assistência Social, na categorização FASFIL.

Metodologia

Foram identificadas e quantificadas 33 076 entidades relacionadas no grupo 05 - Assistência Social na categorização FASFIL. Destas, foram investigadas 16 089 que se declararam como prestadoras de serviços de assistência social e que executavam as ações definidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.

O Questionário deveria ser respondido por uma das pessoas responsáveis pela entidade ou designada por seu dirigente para prestar as informações. A data de referência foi o dia da entrevista. O quesito que determinou a realização da entrevista e o consequente preenchimento do Questionário foi a abordagem sobre o serviço prestado naquele local. A partir deste critério foram definidas quais eram as entidades de assistência social privadas que seriam investigadas.

A caracterização do público-alvo, assim como a da principal atividade realizada pela entidade, teve como objetivo identificar a faixa etária, a situação do usuário, os serviços realizados e as modalidades de atendimento desenvolvidas. A definição da modalidade socioassistencial foi dada pela própria entidade. Quanto aos serviços realizados pelas entidades, foram usados os mesmos conceitos que determinavam o preenchimento do Questionário.

A entrada de dados foi realizada concomitantemente à coleta e de forma descentralizada pelos supervisores que atuaram na pesquisa na sede de cada Unidade Estadual ou pelos técnicos do IBGE nas próprias Agências.

A crítica de consistência foi realizada de modo centralizado, na sede do IBGE, que apontava possíveis incoerências entre as informações registradas, o que era prontamente solucionado através de consulta à rede de coleta do IBGE.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Outras estatísticas econômicas não especificadas anteriormente, Proteção social
Principais variáveis
Qualificação e caracterização da entidade, títulos e credenciamento pelos órgãos competentes, identificação dos serviços prestados, modalidades socioassistenciais, âmbito de atuação, período de funcionamento, metodologia de atendimento, instalações e equipamentos disponíveis, existência de alojamento; perfil dos colaboradores quanto à capacitação, o nível de formação e o regime de contratação; financiamentos e parcerias; e caracterização do público-alvo atendido pela entidade.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Unidade local.

Períodos de referência

Data - 02/01/2006

Disseminação

Nível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação.

Instrumentos de coleta

Histórico

As informações sobre a oferta de serviços de assistência social no Brasil são escassas e dispersas, inexistindo, até a realização deste estudo, levantamentos ou pesquisas regulares de âmbito nacional que permitam identificar as entidades privadas sem fins lucrativos prestadoras desses atendimentos e as condições em que os mesmos são realizados.

A Pesquisa das Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos - PEAS é uma iniciativa pioneira de um trabalho que tem como objetivo principal atender à demanda crescente, por parte dos órgãos gestores de políticas públicas, de informações detalhadas sobre a oferta de serviços com essa natureza, ajudando a promover a implantação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Realizado em convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o trabalho contou com o empenho de seus técnicos durante todo o processo de formulação, desde a definição dos temas e dos conceitos até o conteúdo final do questionário, através da constante troca de informações com os técnicos do IBGE.

O estudo apresenta uma gama de variáveis que permitem aprofundar o conhecimento das atividades ligadas ao âmbito da assistência social, com informações sobre os serviços prestados, possibilitando uma melhor orientação para os investimentos estratégicos, inclusive no que se refere à capacitação de recursos humanos e subsídios de regulação da qualidade dos serviços.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/AL

Description

The survey of Non-Profit Private Social Assistance Entities – PEAS has had two editions so far: in 2006 and in 2013. The data obtained from PEAS make it possible to identify, measure the dimension and classify entities that develop services, programs, projects and/or provide social-assistance services in the country.

The unit of investigation of PEAS 2014-2015 is the provider of non-profit social-assistance services. The informant is the managing head of the entity, or the person employed in the provision of social-assistance services.

PEAS is conducted in partnership with the Ministry of Social Development and Combat to Hunger – MDS. The survey is not conducted on a regular basis, that is, its periodicity is not pre-defined.

The information investigated by PEAS 2013 – First Results and PEAS 2014-2015 – Units that Provide Social Assistance Services has been obtained by means of computer-assisted telephone calls.

Downloads

Technical Information

Methodological considerations on this survey can be obtained in the Technical notes chapter of its results publication.