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PSTI - Survey of Information Technology Services | 2009

About - 2009

The Survey of Information Technology Services, conducted by IBGE in 2009, in partnership with the Association for Brazilian Software Excellence Promotion – SOFTEX, had the purposes of knowing and measuring the main products (except for the production of hardware by the industrial sector) offered by the Information Technology (IT) companies. The rationale is to provide an updated scenario of this market potential, regarding offer, and assist, as well, in the elaboration of a National Classification of Products for the services sector.

The current publication makes available the results of that survey, highlighting the main IT products offered by companies with 20 or more employed persons, the exports conducted by destination country and the most important economic sectors covered by the companies surveyed. The results come with analyses on the general characteristics of IT services for the country and on their basic structural characteristics, regarding three approaches: size of the companies, according to the gross revenue and subsidies; diversification of products and services produced; and main activity, according to the National Classification of Economic Activities – CNAE 2.0.

 

Main results - 2009

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Concepts and methods - 2009

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de tecnologia da informação.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificadas como prestadoras de serviços em atividades de Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis, Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis, Consultoria em tecnologia da informação, Suporte técnico em tecnologia da informação, Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet ou Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE.

Metodologia

A Pesquisa de Serviços de Tecnologia da Informação - PSTI foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:

1. Estar em situação ativa e pertencer ao estrato certo da Pesquisa Anual de Serviços - PAS (empresas com 20 ou mais Pessoas Ocupadas), nas classes 6201-5 Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, 6202-3 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis, 6203-1 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não customizáveis, 6204-0 Consultoria em tecnologia da informação, 6209-1 Suporte técnico em tecnologia da informação, 6311-9 Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet e 6319-4 Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet.
2. Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.

A pesquisa não inclui os serviços de telecomunicações, que se inserem em um conjunto maior de atividades formado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, nem os serviços de reparação e manutenção de computadores e periféricos, que não integram os serviços de TI. Na Versão 2.0 da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, os serviços de reparação e manutenção estão inseridos na Divisão 95 Reparação e manutenção de equipamentos de informática e de comunicação e de objetos pessoais e domésticos, de acordo com as recomendações internacionais.

Cabe destacar que, para o segmento de serviços de tecnologia da informação, as empresas com 20 ou mais Pessoas Ocupadas (as pertencentes ao estrato certo da Pesquisa Anual de Serviços - PAS) eram responsáveis por cerca de 75% do total da receita bruta de serviços e subvenções do segmento.
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas multidomínio, Estatísticas econômicas setoriais, Sociedade da Informação
Principais variáveis
. Exportação de serviços;
. Receita bruta de serviços;
. Subvenção, dotações orçamentárias e transferência de recursos;
. Auditoria, certificação e homologação em tecnologia da informação;
. Consultoria em segurança de sistemas de informação;
. Consultoria em sistemas e processos em tecnologia da informação;
. Consultoria técnica e auditoria em tecnologia da informação (não inclui projetos);
. Cursos de treinamento e capacitação em tecnologia da informação;
. Desenvolvimento e licenciamento de uso de software próprio customizável, desenvolvido no país;
. Desenvolvimento e licenciamento de uso de software próprio não customizável, desenvolvido no país;
. Desenvolvimento de software próprio embarcado;
. Gestão de serviços de tecnologia da informação;
. Hospedagem de sites (web hosting); hospedagem de aplicações ou serviços de transferência contínua de som e imagem através da Internet;
. Portais/provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet;
. Redes e integração em tecnologia da informação - projeto e/ou desenvolvimento;
. Software não customizável (não personalizável) - desenvolvimento, representação e licenciamento;
. Software sob encomenda - projeto, desenvolvimento integral ou parcial;
. Outros serviços em tecnologia da informação não especificados;

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2009 a 31/12/2009

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Brasil

Instrumentos de coleta

Histórico

A investigação de produtos de serviços de TI foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, no período 2000-2007, realizada através dos Suplementos de Tecnologia da Informação, que integravam a Pesquisa Anual de Serviços - PAS.
Embora com alguma semelhança com os suplementos citados, a PSTI contém um conjunto maior de informações e foi realizada de forma independente da PAS.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PT

Description

The Survey of Information Technology Services, conducted by IBGE in 2009, in partnership with the Association for Brazilian Software Excellence Promotion – SOFTEX, had the purposes of knowing and measuring the main products (except for the production of hardware by the industrial sector) offered by the Information Technology (IT) companies. The rationale is to provide an updated scenario of this market potential, regarding offer, and assist, as well, in the elaboration of a National Classification of Products for the services sector.

The current publication makes available the results of that survey, highlighting the main IT products offered by companies with 20 or more employed persons, the exports conducted by destination country and the most important economic sectors covered by the companies surveyed. The results come with analyses on the general characteristics of IT services for the country and on their basic structural characteristics, regarding three approaches: size of the companies, according to the gross revenue and subsidies; diversification of products and services produced; and main activity, according to the National Classification of Economic Activities – CNAE 2.0.

The publication includes technical notes on the methodology of the survey, with focus on sampling, representativeness and information collection aspects. The CD-ROM, which comes with the survey, reproduces the printed volume.

This statistics set assists in the comprehension of the sector. Private stakeholders can make in-depth market analyses, know IT services characteristics and identify their main destinations, in the internal and external markets. Public stakeholders can develop policies towards the increase of productivity and efficiency.

 

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