Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PINS

Último dia do PINS da CRH destacou carreira, desenvolvimento e bem-estar no IBGE

Editoria: IBGE | Jana Peters

09/02/2026 16h14 | Atualizado em 09/02/2026 16h15

O último dia do Programa de Integração de Novos Servidores (PINS), promovido pela Coordenação de Recursos Humanos (CRH), aconteceu nesta sexta-feira (6), com uma programação dedicada ao desenvolvimento profissional, à gestão de pessoas e ao bem-estar no ambiente organizacional. O evento reuniu equipes da CRH, convidados de áreas parceiras e os novos servidores do IBGE em uma série de palestras, orientações técnicas e dinâmicas de integração.

A abertura foi conduzida pelo coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, e pela gerente da CRH/GEDES, Náthali Soares Rodrigues Pereira, que acolheram os participantes e apresentaram a agenda do dia.

Novos servidores assistiram a palestras com orientações técnicas de RH e dinâmicas de integração ao IBGE. - Foto: Rômulo Brito

Logo em seguida, o gerente da GEPAR/GCSA, Uálace Ferreira de Avelar, apresentou a palestra “Progressão Funcional, RT e GQ”, esclarecendo regras, processos, legislações e perspectivas relacionadas à progressão e promoção nas carreiras do Instituto. Em tom descontraído, Uálace brincou ao citar que o tema mexia com “a parte mais sensível do corpo humano: o bolso”, arrancando risos da plateia. Ele também alertou para a importância da documentação adequada nos processos de Reconhecimento de Titulação (RT), destacando, como exemplo, a necessidade de tradução juramentada para documentos estrangeiros.

Durante a palestra, Uálace respondeu a diversas dúvidas enviadas pelos novos servidores e apresentou um conjunto de perguntas e respostas preparado pela equipe, facilitando a compreensão dos principais procedimentos relacionados ao desenvolvimento funcional. Ao final da sessão, Uálace conversou com a equipe de comunicação sobre a experiência de orientar os novos servidores, aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Segundo ele, receber tantas dúvidas foi um sinal positivo:
“Na verdade, isso me deixa até mais tranquilo. Quanto mais dúvidas eles têm, mais interessados estão. Eu ficaria preocupado se ninguém perguntasse nada. É muito bom ver essa galera nova chegando, porque o IBGE é muito bem quisto pela sociedade e a nossa credibilidade é o nosso maior valor.”

O gerente comentou que muitas perguntas estão relacionadas ao momento de adaptação dos recém-chegados: “É natural que eles tenham dúvidas financeiras. Muitos vêm de outros estados, precisam se organizar com aluguel, alimentação, deslocamento. Tem gente que só vai receber o primeiro salário daqui a trinta ou quarenta dias. Então essa ansiedade é compreensível”, explicou. Ele ressaltou ainda o compromisso da área de gestão de pessoas nesse período inicial: “O nosso papel é facilitar ao máximo a vida deles, para que possam se concentrar no mais importante: conhecer o IBGE e, depois, desenvolver o melhor trabalho possível.”

Após o intervalo, as atividades retornaram com a apresentação de Steffi Christine de Holanda Hanschke, coordenadora substituta da CRH, que abordou o tema “Controle de Frequência”. Ela explicou o uso do SECAF, regras de registro, jornada de trabalho, horários, compensações, recessos e a questão do crédito provisório para realização de cursos.

A programação da tarde teve início com a sessão “Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas”, conduzida por Érica Braga de Pinho (CRH/GEDES) e Hugo Sousa Campos (CTA/GTC). Eles apresentaram temas como o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), Licença Capacitação, ECD, Escolas de Governo, CAPG e programas da ENAP. Hugo destacou a importância da formação contínua, citando Paulo Freire: “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Ele apresentou ainda o programa de formação básica da ENCE para novos servidores. Érica complementou com explicações sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da ENAP.

A dinâmica da tarde “Carta para o Futuro” foi conduzida pela equipe da CRH/GEDES. Os novos servidores escreveram uma carta direcionada a si mesmos para ser aberta daqui a três anos, ao fim do estágio probatório, refletindo sobre expectativas de conquistas, desafios e mensagens de incentivo pessoal.

Servidores escreveram cartas a si mesmos, para serem abertas ao fim do estágio probatório. - Foto: Rômulo Brito

Após um novo intervalo, o coordenador da CRH, Bruno Malheiros, retornou com a palestra “Saúde no IBGE”, abordando ações de autocuidado e estratégias para promoção de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. O encerramento ocorreu na dinâmica “Como saímos desse encontro?”, na qual os servidores registraram suas percepções finais. Os relatos foram unânimes: os novos integrantes saíram se sentindo “animados” e “confiantes” para iniciar suas trajetórias no Instituto.

A iniciativa integrou o conjunto de ações contínuas da CRH para fortalecer a gestão de pessoas, apoiar trajetórias profissionais e promover um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Nas próximas semanas, os novos servidores serão recepcionados nas respectivas áreas de trabalho.