Bahia
IBGE realiza oficina sobre as suas plataformas em São Francisco do Conde (BA)
20/02/2026 14h24 | Atualizado em 20/02/2026 14h24
O município baiano de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, recebeu, no último dia 12, a oficina “IBGEeduca Digit@l: Como Transformar Dados do IBGE em Ensino, Políticas Públicas, Gestão e Cidadania”.
O evento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores do município, e foi voltado a educadores, servidores públicos, estudantes e interessados em dados oficiais, com a proposta de aproximar o público das bases de informações do Instituto, explorando indicadores demográficos, socioeconômicos e territoriais de forma didática e contextualizada visando enriquecer o ensino, a gestão pública e a cidadania.
A oficina, que contou com duas turmas, foi ministrada por Márcia Carneiro, servidora da Coordenação de Atendimento e Informação (COATI) do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do Instituto e representante da Casa Brasil IBGE SUDENE, no Recife (PE).
Na ocasião, Márcia apresentou as principais plataformas do IBGE, como o IBGEeduca, portal do Instituto voltado para a educação, que conta com conteúdo lúdico e atualizado para ser apresentado em sala de aula. A oficina também mostrou as ferramentas disponíveis em outros portais, como o IBGE Cidades, Portal de Mapas, Casa Brasil IBGE e IBGE Explica.
“Destacamos suas funcionalidades, como a possibilidade de trabalhar com milhões de dados municipais, mapas interativos, atividades pedagógicas e recursos digitais que facilitam a incorporação dessas informações em sala de aula, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e baseada em evidências", explicou a palestrante, que completou: “Esse tipo de evento é fundamental para democratizar o acesso às informações oficiais e promover uma cultura de leitura crítica da realidade e subsidiar políticas públicas.”
Gerente de Educação Ambiental do município São Francisco do Conde, Angélica Paixão celebrou a iniciativa do IBGE: “Gostei bastante da oficina e quero aplicar esses conhecimentos na escola. Já estou propondo organizar um espaço dedicado para que possamos trabalhar com essa ferramenta, permitindo que os alunos conheçam, por meio dos meios digitais, os dados estatísticos de forma acessível e interativa. Acredito que essa iniciativa pode transformar a forma como eles enxergam e usam as informações sobre o nosso país e o nosso território".
Após a realização das oficinas, houve uma visita à Casa Museu Teixeira de Freitas, espaço mantido em homenagem a Mário Augusto Teixeira de Freitas, um dos principais idealizadores do IBGE, que é natural de São Francisco do Conde. O museu, que conta com a agência do Instituto na cidade, foi revitalizado recentemente e contou com a doação do IBGE de materiais gráficos, como atlas, publicações e mapas. Recentemente, o local foi palco da apresentação do Plano de Trabalho do Instituto para 2026.