Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diálogos IBGE 90 anos

IBGE lança campanha institucional nos preparativos dos 90 anos

Editoria: IBGE

13/02/2026 16h10 | Atualizado em 13/02/2026 18h34

"Meu Brasil, Nosso IBGE" é base de peças e ações de disseminação

O dado individual é a base fundamental para as estatísticas produzidas pelo IBGE, pois permite a construção de uma “radiografia” precisa do país, convertendo informações pessoais e domiciliares em conhecimento coletivo para o planejamento de políticas públicas e investimentos. Embora a coleta seja individual, o IBGE garante sigilo absoluto, divulgando apenas informações agregadas.

Na Era Digital, essas premissas ganham relevância ainda maior, pois o dado individual é capturado pelas big techs, sem bases técnicas, e usado de forma comercial sem regras claras. Nesse contexto, o dado oficial agregado, coletivo, torna-se cada dia mais importante para combater a desinformação e proteger a soberania do país.

A partir dessas premissas, o IBGE lança a campanha institucional “Meu Brasil, Nosso IBGE”, que traz, em vídeos e textos, uma nova apresentação do trabalho do Instituto e sua conexão com os usuários e produtores de dados, em especial na Era Digital.

Assim, quando o cidadão responde a uma pesquisa sobre sua escolaridade (minha escola), ele ajuda a compor uma pesquisa sobre educação no país (nosso conhecimento).

A campanha faz parte das ações dos 90 anos, que serão comemorados em 29 de maio deste ano, mas terão, até 2027, diversas atividades presenciais e virtuais, com um calendário nacional e internacional que será em breve divulgado.

“Em comemoração aos 90 anos, o IBGE lança um conjunto de vídeos institucionais, destacando a credibilidade e a excelência técnica na produção de dados estatísticos e geocientíficos que subsidiam o desenvolvimento do país. A produção já está disponível nos canais oficiais do Instituto”, destaca o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

Novo núcleo multimídia

A campanha é a segunda etapa de divulgação do trabalho do primeiro núcleo de multimídia do IBGE, criado com a chegada dos novos servidores do CNU, o maior concurso recente da história do Instituto. O núcleo funciona em Parada de Lucas, na cidade do Rio de Janeiro, uma das unidades mais antigas do IBGE.

O primeiro trabalho foi o lançamento da própria logo dos 90 anos, apresentada no evento de abertura regional de divulgação do Plano de Trabalho 2026 do IBGE.

Um site especial foi criado e reúne todas as notícias, o relógio do tempo, além de vídeos e peças de divulgação em vários formatos.


clique aqui para acessar o site

Para o coordenador-geral do CDDI/CCS (Centro de Documentação e Disseminação de Informações e Coordenação de Comunicação Social), “a nova campanha foi feita de forma orgânica e segue os padrões de excelência da comunicação do IBGE, com destaque para elementos de tradição, mantendo a logo oficial, mas com componentes inovadores nas peças de suporte, criando dinamismo e maior adesão. Isso é necessário para que todos os públicos entendam a importância do trabalho do órgão”, explica José Daniel Castro. Ele destaca ainda o reforço de criação da proposta como parte das ações do Birô IBGE, que reúne todos os profissionais de comunicação do Instituto.

Segundo o Núcleo de Multimídias do IBGE, responsável pela criação da campanha, “a campanha nasce da produção interna do IBGE e do compromisso com a disseminação e a comunicação pública, aproximando a sociedade do Instituto. Ao dialogar com sua trajetória, buscamos reforçar a importância do dado oficial na Era Digital”.


Equipe de multimídia do IBGE no Complexo de Parada de Lucas - Foto: IBGE

Peças da campanha

As novas peças serão a base de um concurso nacional de participação, que envolverá escolas, servidores do IBGE e todos os usuários e produtores de dados.

O objetivo é usar a Era Digital, em que as pessoas também podem criar peças com base em suas próprias realidades, mostrando a diversidade do Brasil e do mundo.

Um edital será lançado em março, com as orientações de participação.

Assista, curta e compartilhe as novas peças de disseminação do IBGE 90.