PINS
Segundo grupo de novos servidores oriundos do CPNU inicia o Programa de Integração ao IBGE
04/02/2026 17h10 | Atualizado em 05/02/2026 15h46
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recepcionou, nesta quarta-feira (04/02), centenas de novos servidores, aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e recentemente nomeados e empossados, após a segunda convocação do certame. Por todo o Brasil, 26 superintendências estaduais do IBGE receberam reforço no quadro de pessoal, com cerca de 230 novos servidores. No Rio de Janeiro, 106 pessoas participaram do primeiro de três dias de atividades de ambientação e informação, no Programa de Integração de Novos Servidores, organizado pela Coordenação de Recursos Humanos (CRH). Destas, 100 serão lotadas na estrutura nacional do IBGE e seis, na Superintendência Estadual do Rio de Janeiro.
Ao chegarem à Casa Brasil IBGE, no Centro do Rio de Janeiro, para o primeiro dia de efetivo exercício, os servidores receberam seus kits de boas-vindas. O discurso de abertura do evento foi do presidente do IBGE, Márcio Pochmann, que ressaltou a capilaridade por todo o Brasil desta "instituição nacional, uma instituição que tem a sua sede no Rio de Janeiro, mas também tem as suas 27 superintendências, que são representações em todos os estados e o Distrito Federal, além de centenas de agências espalhadas pelo país". "Sejam muito bem-vindos. Façam daqui a sua casa, uma casa de compromisso, uma casa que presta serviço à sociedade brasileira. Nós estamos muito honrados por vocês terem se engajado no CPNU, este concurso difícil e competitivo. Vocês vêm para nos ajudar a somar forças e a fazermos do IBGE uma instituição a serviço de um Brasil cada vez maior e melhor", disse Pochmann, em mensagem de vídeo.
Em seguida, o RH informou a programação do PINS para os próximos dias. "Vocês vão conhecer como o IBGE se organiza, as pesquisas que faz e os detalhes da vida funcional de vocês", explicou Bruno Malheiros, coordenador do RH.
A vice-presidente do IBGE e diretora-executiva, Flávia Vinhaes, expressou a satisfação dos ibegeanos em receber os novos servidores: "Espero que vocês estejam tão felizes em chegar ao IBGE como nós estamos em recebê-los. É um momento marcante. Vocês vão oxigenar os processos do IBGE".
Na sequência, José Daniel Castro, coordenador-geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) apresentou sua equipe e a Coordenação de Comunicação Social (CCS), e destacou o lançamento da campanha "Meu Brasil, Nosso IBGE", que marca o início das comemorações dos 90 anos do instituto.
Também houve apresentações sobre os trabalhos da Diretoria de Geociências, com Maria do Carmo Dias Bueno; da Diretoria de Pesquisas, com Gustavo Junger da Silva; da Diretoria de Tecnologia da Informação, com Marcos Vinicius Ferreira Mazoni; e da Escola Nacional de Ciências Estatística (ENCE), Jorge Abrahão de Castro. Os servidores tiveram um panorama, ainda, de importantes operações censitárias e de pesquisas com atividades previstas para 2026, como o 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola, com Fernando Souza Damasco; o Censo da População em Situação de Rua, com Marta de Oliveira Antunes; e a Pesquisa Nacional de Saúde, com Maria Lucia Vieira e Monica Marli de Souza.
Aos 23 anos, Alexandre Zanela está voltando ao IBGE como Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas, em cargo efetivo, após passar uma temporada como temporário. Ele ficará lotado em Parada de Lucas, trabalhando para a agência de Ramos. "Eu já conhecia um pouco o IBGE, principalmente a Diretoria de Geociências, mas será uma novidade trabalhar em agência. Tenho boa expectativa quanto a isso", declarou Alexandre, estudante de Direito.
Também Técnica, Luana dos Santos, de 26 anos, disse estar "adorando entender todas as áreas": "Não imaginava que o IBGE fosse tão abrangente. Sou formada em Matemática e conheço um pouco a ENCE, mas por alto. Espero acrescentar muito à instituição".
Formado em Letras, o analista Augusto Valetim vai reforçar a equipe de disseminação de informações, com tradução dos materiais, notícias e releases do IBGE de português para inglês. Ela avaliou o PINS organizado pelo RH como "muito interessante". "Eu já admirava o IBGE de fora. Agora, de dentro, estou achando fascinante. Quero descobrir todas as potencialidades do instituto", afirmou.